paleyellow_hands_composite_1500x994_new.png

Para oficiais no governo ao redor do mundo:

Pedimos que tomem ações urgentes para responsabilizar os setores e corporações que impulsionaram e continuam a piorar a crise climática, bem como os executivos por trás delas, para que possamos promover a justiça climática globalmente. 

Por décadas, grandes poluidores como Exxon, Shell e outros gastaram bilhões de dólares conduzindo e negando a crise climática simultaneamente, adiando ações e promovendo falsas "soluções" em todos os níveis –tudo enquanto arrecadavam bilhões de lucros a cada ano. E, apesar do que dizem na "publicidade verde", eles seguem fazendo as mesmas coisas, assim como o agronegócio e outras grandes indústrias poluentes.

Pessoas do mundo todo estão lutando para proteger suas terras da elevação dos mares, proteger seus entes queridos de eventos climáticos extremos, proteger suas vidas e meios de subsistência de inundações, secas, de oleodutos, da extração brutal de combustíveis fósseis, do desmatamento, da destruição de ecossistemas naturais, da desapropriação de terras e de outras violações de seus direitos. Comunidades no Sul Global, mulheres, jovens, povos indígenas e outras comunidades na linha de frente da crise climática precisam urgentemente de financiamento para implementar uma transição justa e eqüitativa oposta aos combustíveis fósseis e às falsas "soluções" –como mercados e compensações de carbono, bioenergia e geoengenharia– e em direção às soluções centradas na comunidade que devem impulsionar o nosso futuro: soluções como deixar combustíveis fósseis no solo, praticar agroecologia, proteger ecossistemas vitais como a floresta amazônica e outras soluções consagradas nas Demandas Populares por Justiça Climática.

Essas soluções reais e justas para enfrentar as mudanças climáticas estão ao nosso alcance e foram lideradas e praticadas pelas comunidades na linha de frente da crise climática por décadas. A implementação dessas soluções requer recursos econômicos. Essa é uma dívida que já é devida pelas empresas –e pelos executivos por trás delas– a essas comunidades, e sua distribuição deve ser responsável por elas, à medida que buscam restaurar o equilíbrio com a natureza.

As indústrias que impulsionaram a crise climática, financiaram a negação da crise do clima e bloquearam o progresso climático por décadas devem pagar pelos danos que causaram. Responsabilizá-los significa garantir que elas sejam responsabilizadas criminal e financeiramente e que parem suas práticas que nos conduziram a essa crise em primeiro lugar.

É por isso que as comunidades ao redor do mundo estão tomando medidas para responsabilizar as indústrias poluidoras pelos danos que causaram. Pedimos que se junte urgente a nós nesse esforço.

Já estamos experimentando os pontos de inflexão que indicam que estamos perigosamente perto do colapso planetário. É hora de coragem e justiça para enfrentar a crise climática. É hora de ouvir o Sul Global, a linha de frente, a juventude e os povos e comunidades indígenas liderando o caminho. É hora de impedir que grandes poluidores e lobistas do clima corporativo escrevam as regras. É hora de responsabilizá-los pelas perdas e pelos danos que causaram e por uma transição justa para modelos de vida sustentáveis ​​para comunidades e territórios impactados, principalmente no Sul Global. É hora de fazê-los pagar.


 

Faça Grandes Poluidores Pagarem para que possamos avançar a justiça climática!

ASSINE A PETIÇÃO

Nunca venderemos ou trocaremos suas informações pessoais com mais ninguém. Somente compartilharemos suas informações de contato com as organizações de sua escolha se você nos der permissão. Leia mais sobre como usamos suas informações em makebigpolluterspay.org/privacy-policy


ORGANIZAÇÕES

COMPARTILHE

 
 

APOIAR COMO ORGANIZAÇÃO OU COMO OFICIAL DO GOVERNO

ORGANIZAÇÕES APOIADORAS

PeoplesDemands_4_ML.JPG
 
transparent10x10.png

Durante anos, as comunidades na linha de frente da crise climática têm liderado o caminho no desenvolvimento de soluções efetivas, reais e centradas nas pessoas para abordar soluções climáticas - e essas soluções requerem financiamento.

 

POR QUE FAZER GRANDES POLUIDORES PAGAREM?

A CRISE CLIMÁTICA NÃO ERA INEVITÁVEL, NEM FOI UM ACIDENTE. CHEGOU A HORA DE AGIR PARA RESPONSABILIZAR OS RESPONSÁVEIS.

Por mais de meio século, indústrias poluentes como a dos combustíveis fósseis e do agronegócio aumentaram suas contas bancárias à custa da vida e dos meios de subsistência de pessoas e comunidades que quase nada fizeram para causar as mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, essas indústrias –especialmente a indústria de combustíveis fósseis, mas não exclusivamente– obstruíram vigorosa e sistematicamente as tentativas significativas de enfrentar a crise climática. Durante anos, as comunidades na linha de frente da crise climática têm liderado o caminho no desenvolvimento de soluções efetivas, reais e centradas nas pessoas para lidar com as mudanças climáticas –e essas soluções requerem financiamento. Exigimos que grandes indústrias poluidoras, como a indústria de combustíveis fósseis, paguem pela catástrofe que causaram e estão causando.

QUAL O PAPEL QUE OS GRANDES POLUIDORES REPRESENTAM NO SURGIMENTO DA CRISE CLIMÁTICA?

Emissões e aumento da temperatura: As emissões de gases de efeito estufa por um punhado de empresas têm desempenhado um papel significativo na causa da mudança climática. Para pegar apenas a indústria de combustíveis fósseis como exemplo:

  • Apenas 20 produtores de combustíveis fósseis são responsáveis ​​por mais de 27% do aumento atmosférico de dióxido de carbono entre 1854 e 2010, e 100 são responsáveis ​​por quase 70%. [1]

  • Esses mesmos 20 produtores representam singularmente quase um quarto do aumento da temperatura global no mesmo período. [2]

Obstrução a uma política climática justa: os impactos que as pessoas e o planeta sofreram e sofrerão como resultado das emissões causadas pelos grandes poluidores foram ainda mais exacerbados pelas centenas de bilhões de dólares que as mesmas empresas derramaram –e continuam a derramar– na negação climática e obstrução de uma política climática justa. Se não fosse por essa obstrução, a comunidade global poderia ter começado a implementar uma resposta significativa e justa às mudanças climáticas décadas atrás.

OS GRANDES POLUIDORES AINDA TENTAM OBSTRUIR O PROGRESSO NA POLÍTICA CLIMÁTICA?

Sim. As tentativas para adiar ações significativas e obstruir o progresso justo para lidar com os impactos das mudanças climáticas continuam até hoje.

De acordo com a InfluenceMap, as cinco maiores empresas de petróleo e gás de capital aberto (Exxon Mobil, Royal Dutch Shell, Chevron, BP e Total SA) gastaram mais de 1 bilhão de dólares de seus fundos de acionistas "nos primeiros três anos após o Acordo de Paris em marcas e lobby enganosos relacionados ao clima.” Eles direcionaram seus esforços em relações públicas e lobby nacionalmente (como na preparação para as eleições intermediárias dos EUA em 2018) e nas esferas internacionais de formulação de políticas. [3]

Nos EUA, a indústria de combustíveis fósseis e seus representantes gastaram mais de 100 milhões de dólares para se opor às medidas climáticas nas seções dos estados durante as eleições de 2018 –mesmo quando a Exxon estava anunciando seu "apoio" aos impostos sobre o carbono (que são uma distração impulsionada pela indústria [4] [5]

Em todo mundo, outras grandes empresas poluidoras como Yara, Syngenta e Monsanto interferiram na elaboração de políticas climáticas do nível nacional para o internacional. [6] [7] ]

A QUE SE REFERE A "RESPONSABILIDADE JURÍDICA"?

Responsabilidade jurídica refere-se ao uso de instrumentos legais para responsabilizar empresas e indústrias criminal e civilmente por seus papéis na condução da crise climática e em minar as ações para resolvê-la. E isso já está acontecendo. Confira o estudo de caso sobre a indústria de combustíveis fósseis abaixo para exemplos de responsabilidade em todo o mundo.

QUE TIPO DE SOLUÇÕES CENTRADAS NAS PESSOAS SERÃO FINANCIADAS PELA RESPONSABILIDADE JURÍDICA DAS INDÚSTRIAS POLUENTES?

Soluções reais e justas para lidar com as mudanças climáticas estão ao nosso alcance e foram lideradas pelas comunidades mais afetadas pelas mudanças climáticas por décadas. Muitas dessas soluções justas e centradas nas pessoas são apresentadas nas Demandas Populares por Justiça Climática, que são apoiadas por evidências e fundamentadas na experiência, liderança e conhecimento de comunidades em todo o mundo.

Apenas alguns exemplos de tais soluções: Uma transição justa e equitativa que permita a democracia energética; restauração ecológica para recuperar sumidouros de carbono naturais; e estruturas tecnológicas que reconheçam a importância das tecnologias e inovações endógenas e indígenas no tratamento das mudanças climáticas.

Além disso, a responsabilidade jurídica dos Grandes Poluidores pode e deve financiar as medidas que as comunidades em todo o mundo precisam tomar urgentemente para responder às perdas e danos sofridos como resultado de irregularidades corporativas e mudanças climáticas. Essa é uma dívida que já é devida a essas comunidades e sua distribuição deve ser responsável perante elas.

ENTÃO SE AS INDÚSTRIAS POLUIDORAS PAGAREM PARA LIDAR COM OS DANOS CLIMÁTICOS E FINANCIAR AS SOLUÇÕES PARA A JUSTIÇA CLIMÁTICA, ELAS PODEM CONTINUAR A EXTRAÇÃO, COMBUSTÃO E EMISSÃO INTENSA DE POLUENTES?

Não! Fazer com que os grandes poluidores paguem por seus danos nunca deve ser usado como um passe para permitir que continuem a poluir e causar esses danos. Pagá-los significa garantir que eles sejam responsabilizados criminal e financeiramente e que sejam levados a encerrar práticas que conduziram essa crise e todos os abusos associados em primeiro lugar. O chamado para responsabilizar as indústrias poluidoras existe para apoiar e fortalecer todas as outras demandas justas e centradas nas pessoas.


Destaque da indústria de combustíveis fósseis

O QUE A INDÚSTRIA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS SABIA SOBRE A MUDANÇA CLIMÁTICA E QUANDO?

Está bem documentado que, nos anos 60, os principais cientistas e pesquisadores da Exxon avisaram os executivos das empresas que a queima de combustíveis fósseis poderia alimentar mudanças climáticas catastróficas [8] [9] [10] [11] –muito antes de se tornar parte do discurso popular entre os formuladores de políticas e o público em geral. E a Exxon não estava sozinha. A Shell, por exemplo, sabia das consequências devastadoras de um clima mais quente há mais de 25 anos. [12] [13]

E O QUE A INDÚSTRIA FEZ COM ESSA INFORMAÇÃO?

  1. Continuou os negócios como de costume. Arrecadou centenas de bilhões de dólares em lucros ao extrair, vender e promover o uso de combustíveis fósseis –e, com isso, realizar suas próprias previsões de aumento de temperatura.

  2. Também fez todo o possível para impedir que o mundo agisse com base na ciência do clima que sabia ser verdadeira. Nas décadas desde a pesquisa inicial, a indústria de combustíveis fósseis gastou centenas de bilhões de dólares para fabricar dúvidas sobre as causas das mudanças climáticas, desacreditar a ciência, adquirir influência política e obstruir o desenvolvimento de políticas climáticas fortes [14] [15] [16], particularmente no tratado climático da ONU, conhecido formalmente como Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), e seus órgãos associados ou similares [17] [18].

QUANTO DINHEIRO A INDÚSTRIA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS TEM?

Somente em 2018, a Exxon Mobil, a Royal Dutch Shell, a Chevron, a BP e a Total SA –que gastaram mais de USD $ 1 bilhão em marcas e lobby enganosos relacionados ao clima nos três anos após o Acordo de Paris– tiveram um lucro líquido de quase 83,11 bilhões de dólares [19] [20] [21] [22] [23].

Compare isso com o PIB combinado de 2018 de cinco dos países em desenvolvimento (Moçambique, Etiópia, Filipinas, Fiji e Bangladesh) mais afetados pela mudança climática: 743.871 milhões de dólares [24].

QUE AÇÃO ESTÁ SENDO ADOTADA PARA RESPONSABILIZAR A INDÚSTRIA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS ATÉ O MOMENTO?

A idéia da responsabilidade jurídica da indústria de combustíveis fósseis está ganhando força em todo o mundo. Apenas alguns exemplos:

  • Parlamento da União Européia investigou as tentativas da Exxon de enganar o público [25];

  • A Comissão de Direitos Humanos das Filipinas está considerando a responsabilidade da indústria de combustíveis fósseis por violações de direitos humanos decorrentes de mudanças climáticas [26];

  • Grupos na Holanda estão processando a Shell por não cumprir o Acordo de Paris [27];

  • Ações judiciais em nível estadual e municipal na América do Norte estão tentando responsabilizar as empresas de combustíveis fósseis pelos danos que seus residentes estão sofrendo como resultado do aumento do nível do mar [28];

  • A pequena nação insular de Vanuatu está considerando processar as empresas transnacionais por seu papel na criação das ameaças existenciais agora impostas às nações insulares de baixa altitude [29];

  • Em julho, prefeitos de cidades nos Estados Unidos aprovaram uma resolução na Conferência dos Prefeitos dos EUA, em apoio à responsabilização dos grandes poluidores. Eles aprovaram esta resolução apesar do intenso lobby da indústria [30];

  • Uma pesquisa nacional da Universidade de Yale, divulgada em junho, constatou que a maioria das pessoas nos EUA apoia o pagamento de grandes poluidores pelos danos causados ​​no clima [31].

     


[1] Heede, Richard, “Tracing anthropogenic carbon dioxide and methane emissions to fossil fuel and cement producers, 1854–2010.” Climatic Change (2014) 122: 229. https://doi.org/10.1007/s10584-013-0986-y

[2] Heede, Richard, “Tracing anthropogenic carbon dioxide and methane emissions to fossil fuel and cement producers, 1854–2010.” Climatic Change (2014) 122: 229. https://doi.org/10.1007/s10584-013-0986-y

[3] “Big Oil’s Real Agenda on Climate Change.” Influence Map. March 2019. Accessed June 05, 2019. https://influencemap.org/report/How-Big-Oil-Continues-to-Oppose-the-Paris-Agreement-38212275958aa21196dae3b76220bddc.

[4] “Big Oil Kills Carbon Initiative in Washington State.” Rolling Stone, November 7, 2018. https://www.rollingstone.com/politics/politics-news/washington-state-carbon-initiative-vote-752961/

[5] “Big Oil is sloshing a crude tsunami across the country.” Bill McKibben, Washington Post, October 30, 2018. https://www.washingtonpost.com/opinions/big-oil-is-sloshing-a-crude-tsunami-across-the-country/2018/10/30/f0830948-d895-11e8-83a2-d1c3da28d6b6_story.html

[6] “Yara: Poisoning our soils, burning our planet.” Corporate Europe Observatory, September 17, 2019. https://corporateeurope.org/en/2019/09/yara-poisoning-our-soils-burning-our-planet

[7] “Polluting Paris: How Big Polluters Are Undermining Global Climate Policy.” Corporate Accountability. https://www.corporateaccountability.org/resources/polluting-paris-big-polluters-undermining-global-climate-policy/.

[8] Banerjee, Neela, John H. Cushman, Jr., David Hasemyer, and Lisa Song. “CO2’s Role in Global Warming Has Been on the Oil Industry’s Radar Since the 1960s.” InsideClimate News. April 27, 2016. https://insideclimatenews.org/news/13042016/climate-change-global-warming-oil-industry-radar-1960s-exxon-api-co2-fossil-fuels.

[9] Robinson, E., and R.C. Robbins. “Sources, Abundance, and Fate of Gaseous Atmospheric Pollutants.” Smoke & Fumes. 1968. https://www.smokeandfumes.org/documents/document16.

[10] “The Smoke and Fumes Committee.” Smoke & Fumes. https://www.smokeandfumes.org/fumes/moments/2.

[11] Schwartz, John. “Pressure on Exxon Over Climate Change Intensifies With New Documents.” The New York Times. April 14, 2016. https://www.nytimes.com/2016/04/14/science/pressure-on-exxon-over-climate-change-intensifies-with-new-documents.html

[12] Carrington, Damian. “’Shell Knew’: Oil Giant’s 1991 Film Warned of Climate Change Danger.” The Guardian. February 28, 2017. https://www.theguardian.com/environment/2017/feb/28/shell-knew-oil-giants-1991-film-warned-climate-change-danger.

[13] Small, Mike, and Chloe Farand. “What 30 Years of Documents Show Shell Knew About Climate Science.” DeSmog UK. May 18, 2018. https://www.desmog.co.uk/2018/05/17/shell-knew-charting-thirty-years-corporate-climate-denialism.

[14] Lawrence-Samuel, Tamar, Rachel Rose Jackson, and Nathan Thanki. “13. The Pivot Point: Realizing Sustainable Development Goals by Ending Corporate Capture of Climate Policy.” Spotlight on Sustainable Development. https://www.2030spotlight.org/en/book/1165/chapter/13-pivot-point-realizing-sustainable-development-goals-ending-corporate-capture.

[15] “Big Oil’s Real Agenda on Climate Change.” InfluenceMap. March 2019. https://influencemap.org/report/How-Big-Oil-Continues-to-Oppose-the-Paris-Agreement-38212275958aa21196dae3b76220bddc.

[16] “How Much Big Oil Spends on Obstructive Climate Lobbying.” InfluenceMap. April 2016. https://influencemap.org/site/data/000/173/Lobby_Spend_Report_March_2016.pdf

[17] “Polluting Paris: How Big Polluters Are Undermining Global Climate Policy.” Corporate Accountability. https://www.corporateaccountability.org/resources/polluting-paris-big-polluters-undermining-global-climate-policy/.

[18] “Inside Job: Big Polluters’ Lobbyists on the inside at the UNFCCC.” Corporate Accountability. https://www.corporateaccountability.org/resources/inside-job-big-polluters-lobbyists-in-the-inside-at-the-unfccc/.

[19] “2018 Annual Report.” Chevron Global. 2018. https://www.chevron.com/-/media/chevron/annual-report/2018/documents/2018-Annual-Report.pdf.

[20] 2018 Summary Annual Report. Exxon Mobil. 2018. https://corporate.exxonmobil.com/-/media/Global/Files/investor-relations/annual-meeting-materials/annual-report-summaries/2018-Summary-Annual-Report.pdf.

[21] BP Annual Report and Form 20-F 2018. Report. 2018. https://www.bp.com/content/dam/bp/business-sites/en/global/corporate/pdfs/investors/bp-annual-report-and-form-20f-2018.pdf.

[22] Shell Annual Report 2018. https://reports.shell.com/annual-report/2018.

[23] Fourth Quarter and Full-year 2018 Results. Report. 2018. https://www.total.com/sites/default/files/atoms/files/4q18-results.pdf.

[24] “Report for Selected Countries and Subjects.” International Monetary Fund. https://www.imf.org/external/pubs/ft/weo/2019/01/weodata/index.aspx

[25] Neslen, Arthur. “ExxonMobil Faces EU Parliament Ban after No Show at Climate Hearing.” The Guardian. March 22, 2019. https://www.theguardian.com/business/2019/mar/22/exxonmobil-faces-eu-parliaments-ban-after-climate-hearing-no-show.

[26] Wang, Ucilia. “Philippines Human Rights Commission Begins Climate Hearings vs. Oil Giants.” Climate Liability News. March 27, 2018. https://www.climateliabilitynews.org/2018/03/27/philippines-human-rights-climate-change/.

[27] The Summons of the Climate Case against Shell. Report. 2019. https://www.foei.org/wp-content/uploads/2019/04/english-summary-of-legal-summons.pdf.

[28] Irfan, Umair. “Pay Attention to the Growing Wave of Climate Change Lawsuits.” Vox. April 10, 2019. https://www.vox.com/energy-and-environment/2019/2/22/17140166/climate-change-lawsuit-exxon-juliana-liability-kids.

[29] Cox, Lisa. “Vanuatu Says It May Sue Fossil Fuel Companies and Other Countries over Climate Change.” The Guardian. November 22, 2018. https://www.theguardian.com/world/2018/nov/22/vanuatu-says-it-may-sue-fossil-fuel-companies-and-other-countries-over-climate-change.

[30] “U.S. Mayors Pressure Congress on Carbon Pricing, Climate Lawsuits and a Green New Deal.” Inside Climate News, July 2, 2019. https://insideclimatenews.org/news/02072019/mayors-vote-carbon-tax-green-new-deal-climate-change-fossil-fuel-lawsuits

[31] ”New Poll: Big Oil should pay the climate tab.” Grist, June 24, 2019. https://grist.org/beacon/new-poll-big-oil-should-pay-the-climate-tab/

markus-spiske-n52HL8hmsdg-unsplash.jpg
transparent10x10.png


As indústrias que impulsionaram a crise climática, financiaram a negação do clima e bloquearam o progresso climático justo por décadas devem pagar pelos danos que causaram.